membro-da-apc-eleito-para-twas

MEMBRO DA APC É ELEITO PARA A TWAS

O Professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Ciências foi eleito fellow da “The World Academy of Science for the Advancement of science in developing countries (TWAS)” no último dia 14.

A eleição do Professor Francisco foi no tema “Quantum Information & Computational Sciences” da sessão “Engineering & Computer Science”. Ele é o sétimo docente da UFPE a ser eleito para a TWAS. Antes dele foram eleitos Aron Simis (Matematical Sciences, 1993), Sergio M. Rezende (2004), Cid B. de Araújo (2005), Valderez P. Ferreira (2016) e Anderson S. L. Gomes (2023), todos da sessão “Physics, Astronomy & Space Sciences”, e Alcides N. Sial (Earth, Climate & Environmental Sciences, 2009).

“Estou extremamente honrado e feliz por ter sido eleito pelos acadêmicos da TWAS, conquistar essa posição acadêmica para a ciências da computação da UFPE e do Brasil, e proporcionar uma grande visibilidade internacional para a ciência pernambucana e brasileira”. O Professor Francisco também é o décimo terceiro a ser eleito pela sessão “Engineering & Computer Science” da TWAS e o quinto docente brasileiro da área de ciências da computação.

Sobre a TWAS

A TWAS foi fundada em 1983 sob a liderança do ganhador do Prêmio Nobel Abdus Salam, do Paquistão, por um grupo de 43 cientistas renomados, entre os quais quatro brasileiros, com o objetivo de reconhecer, apoiar e promover a excelência na investigação científica nos países em desenvolvimento; facilitar contatos entre cientistas individuais e instituições desses países; promover a investigação científica sobre os principais problemas desses países; e incentivar a cooperação Sul-Norte entre indivíduos e centros de estudos. A TWAS é administrada pela UNESCO, agência das Nações Unidas para a promoção da ciência, da educação e da cultura. O lançamento das celebrações dos 40 anos da TWAS começou em 2024 e se estenderá por três anos.

Com a eleição dos novos membros, a TWAS passa a ter 1444 Fellows, com alguns dos cientistas e engenheiros mais talentosos do mundo — incluindo 12 ganhadores do prêmio Nobel e 1 medalha Fields — representando 110 países. A TWAS forneceu milhares de bolsas de pesquisa para pesquisadores do mundo em desenvolvimento e recentemente graduou seu milésimo bolsista de doutorado.

Critérios para ser eleito Fellow da TWAS

O principal critério para eleição como membro da TWAS é a excelência científica. Somente cientistas que atingiram os mais altos padrões internacionais e fizeram contribuições significativas para o avanço da ciência podem ser indicados.

Candidatos para eleição como TWAS Fellows podem trabalhar e viver em qualquer lugar do mundo, mas se trabalharem e viverem em um país desenvolvido, eles também devem ter se destacado em esforços para promover a ciência em países em desenvolvimento.

Outros critérios para nomeação de candidatos são idade (menos de 70 anos no momento da nomeação) e filiação a uma academia científica nacional bem estabelecida e reconhecida, se tal órgão existir no país do candidato.

Perto do fim de cada ano, a Academia elege uma nova classe de Fellows, que são empossados em 1 de janeiro do ano seguinte. Uma cerimônia de posse acontece durante a Conferência Geral da TWAS. O processo para se tornar um Fellow é altamente seletivo e rigoroso. O cientista deve primeiro ser indicado e somente um Fellow TWAS pode fazer essa indicação, que deve ser seguida pelo endosso de um segundo Fellow TWAS.

Os indicados são avaliados por relatores ad-hoc e depois por um dos Comitês Consultivos de Membros (MACs) da Academia — há um para cada seção de membros, que representa diferentes áreas de pesquisa científica.

O Comitê de Eleições da TWAS, composto por todos os presidentes dos MACs e pelo presidente da TWAS, então se reúne e envia uma lista final de candidatos recomendados para eleição. Essa lista é então enviada ao Conselho da TWAS. Se aprovada, ela é posteriormente enviada ao corpo completo de membros da TWAS para aprovação final, seja durante a Reunião Geral da TWAS ou por um formulário online. Os candidatos que receberem o voto favorável da maioria dos Fellows presentes na Reunião Geral são eleitos.