Informes APC/SBPC-PE

Informe APC/SBPC-PE #5

ANO 01 – NÚMERO 05 – MAIO DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

Este número (05) do Informes da APC/SBPC-PE dedica parte de sua publicação para informar sobre as eleições da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2021-23, aos níveis de Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais. Apresentamos as ideias dos dois candidatos à Presidência da SBPC, os Professores Carlos Alexandre Netto da UFRS e Renato Janine Ribeiro da USP. São dois excelentes candidatos e o vencedor irá substituir o Professor Ildeu de Castro Moreira que está encerrando o seu segundo mandato. O estado de Pernambuco também estará elegendo sua nova Secretária Regional, que será a Professora Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, candidata única. Para voltar, @ sóci@ deverá estar quite com a anuidade da SBPC. Quem estiver inadimplente poderá quitar a anuidade entrando no site www.sbpcnet.org e ir para o setor de sócios. Quem quitar a anuidade até o dia 11 de junho, estará habilitado a votar desde que solicite no mesmo site a cédula de votação. No site da SBPC também tem informações mais detalhadas sobre o processo eleitoral. Se você é sóci@ da SBPC participe da escolha dos nomes que irão conduzir a entidade por dois anos.

Data: 24 de maio de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #4

ANO 01 – NÚMERO 04 – ABRIL DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

Na última semana, a ciência brasileira voltada principalmente a questões ambientais ficou mais pobre e de luto. Dois importantes ícones na área ambiental (Ciências Florestais e Agroecologia) nos deixaram, um foi vítima da terrível Covid-19 e outro de uma enfermidade letal. O Professor Francisco de Paula Neto, aposentado da Universidade Federal de Viçosa, PhD em Mensuração Florestal pela Purdue University-USA, que tive a hora de ser seu primeiro orientado de Mestrado, conhecido entre os amigos como Chico Doido pelo seu modo divertido e irreverente de ser, principalmente entre os amigos, deixa-nos um legado de dedicação, extrema competência profissional e seu jeito humano de tratar todos. A ciência brasileira perdeu um grande profissional. Já o Professor Francisco Roberto Caporal, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da UFRPE, era Engenheiro Agrônomo com doutorado em Agroecologia, Campesinato e História pelo Instituto de Sociologia y Estudios Campesinos da Universidade de Córdoba, Espanha, era uma das maiores autoridades do País em Agroecologia e Campesinato. Outro que certamente irá fazer muita falta à ciência ambiental brasileira. Em homenagem a estes dois grandes profissionais e mestres que infelizmente partiram, a Academia Pernambucana de Ciências dedica o número deste informativo.

Data: 25 de abril de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #3

ANO 01 – NÚMERO 03 – MARÇO DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

Em função da crise sanitária que o Brasil atravessa vítima da Covid-19, de situações de negacionismo científico, violações de direitos humanos e descumprimento de artigos da Constituição, a Academia Pernambucana de Ciência (APC) em parceria com a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE), cumprindo seus papeis em defesa da educação, ciência e tecnologia, bem como da saúde da população, iniciam o número 03 deste Informativo com matérias referentes a estes assuntos, pois certamente, são os mais importantes do Brasil no momento atual. Os Reitores das universidades federais (UFPE, UFRPE e UPE) e do IFPE com sedes no Recife, mas com campi no interior, posicionam-se como as instituições que eles representam, estão se portando durante a pandemia e fazem de certa forma balanços da atuação das IFES no combate à Covid-19. A APC tem acompanhado de perto todo o desenrolar dos acontecimentos e tem atuado no que tem sido possível com as expertises de seus Acadêmic@s que atuam em sua grandes maioria nas Universidades e Institutos de Pesquisa de Pernambuco no combate à pandemia e preservação dos direitos garantidos constitucionalmente a todos.

Data: 29 de março de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #2

ANO 01 – NÚMERO 02 – FEVEREIRO DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19
José Antônio Aleixo da Silva (Editor)
Professor Titular da DCFL/UFRPE Presidente da APC – Conselheiro da SBPC
Data: 22 de fevereiro de 2021.

EDITORIAL

A Academia Pernambucana de Ciências perdeu recentemente, dois de seus influentes acadêmicos, os memoráveis Ivon Palmeira Fittipaldi e Beda Barkokébas Junior, professores/pesquisadores/administradores que tiveram imensas contribuições para o desenvolvimento pernambucano na formação de recursos humanos na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco. Foram perdas irreparáveis para o Estado, pois além de formadores de profissionais ao nível superior, também assumiram importantes cargos em suas instituições, no Estado e no País. Em um momento no qual o Brasil atravessa um de seus piores momentos da sua história desde o seu descobrimento, com a ameaça constante da pandemia da Covid-19, que por sinal ceifou a brilhante carreira do Prof. Ivon Fittipaldi, o inesquecível Fitti entre seus amigos, a APC no seu papel de prestar serviços à sociedade, apela para que os dirigentes do País reconheçam que a crise é terrível e sem precedentes, mas que tem solução com o apoio da educação, ciência e tecnologia. O negacionismo científico se traduz como um dos maiores malefícios do mundo atual, pois desconsiderar as recomendações científicas é ir de encontro aos princípios que conduzem a um desenvolvimento justo e sustentável.

Informe APC/SBPC-PE #1

ANO 01 – NÚMERO 01 – JANEIRO DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

Data: 25 de janeiro de 2021.