Informes APC/SBPC-PE

Bem-vindo aos Informes da Academia Pernambucana de Ciências e da Secção Pernambuco da SBPC  

Editor Responsável: José Antônio Aleixo Da Silva 

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da 2018-2021 da APC – Conselheiro da SBPC

APRESENTAÇÃO

Os Informes são uma publicação oficial da APC/SBPC-PE e são dedicados à divulgação de assuntos de interesse científico, em especial os que versam sobre impactos da Ciência na vida das pessoas de nosso estado e pais. As edições são mensais e contam com a contribuição primordialmente dos Acadêmicos da APC e de seus convidados que tenham saberes que sejam relevantes para a comunidade científica regional. 

 

CASO DESEJE RECEBER OS INFORMES DA APC E DEMAIS CONTATOS CLIQUE AQUI

Endereço para correspondência física: Av. Agamenom Magalhães – Reitoria UPE 50.100-010, Recife/PE – Brasil

Informe APC/SBPC-PE #5

ANO 01 – NÚMERO 05 – MAIO DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

Este número (05) do Informes da APC/SBPC-PE dedica parte de sua publicação para informar sobre as eleições da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2021-23, aos níveis de Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais. Apresentamos as ideias dos dois candidatos à Presidência da SBPC, os Professores Carlos Alexandre Netto da UFRS e Renato Janine Ribeiro da USP. São dois excelentes candidatos e o vencedor irá substituir o Professor Ildeu de Castro Moreira que está encerrando o seu segundo mandato. O estado de Pernambuco também estará elegendo sua nova Secretária Regional, que será a Professora Maria do Rosário de Fátima Andrade Leitão, candidata única. Para voltar, @ sóci@ deverá estar quite com a anuidade da SBPC. Quem estiver inadimplente poderá quitar a anuidade entrando no site www.sbpcnet.org e ir para o setor de sócios. Quem quitar a anuidade até o dia 11 de junho, estará habilitado a votar desde que solicite no mesmo site a cédula de votação. No site da SBPC também tem informações mais detalhadas sobre o processo eleitoral. Se você é sóci@ da SBPC participe da escolha dos nomes que irão conduzir a entidade por dois anos.

Data: 24 de maio de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #4

ANO 01 – NÚMERO 04 – ABRIL DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

Na última semana, a ciência brasileira voltada principalmente a questões ambientais ficou mais pobre e de luto. Dois importantes ícones na área ambiental (Ciências Florestais e Agroecologia) nos deixaram, um foi vítima da terrível Covid-19 e outro de uma enfermidade letal. O Professor Francisco de Paula Neto, aposentado da Universidade Federal de Viçosa, PhD em Mensuração Florestal pela Purdue University-USA, que tive a hora de ser seu primeiro orientado de Mestrado, conhecido entre os amigos como Chico Doido pelo seu modo divertido e irreverente de ser, principalmente entre os amigos, deixa-nos um legado de dedicação, extrema competência profissional e seu jeito humano de tratar todos. A ciência brasileira perdeu um grande profissional. Já o Professor Francisco Roberto Caporal, do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da UFRPE, era Engenheiro Agrônomo com doutorado em Agroecologia, Campesinato e História pelo Instituto de Sociologia y Estudios Campesinos da Universidade de Córdoba, Espanha, era uma das maiores autoridades do País em Agroecologia e Campesinato. Outro que certamente irá fazer muita falta à ciência ambiental brasileira. Em homenagem a estes dois grandes profissionais e mestres que infelizmente partiram, a Academia Pernambucana de Ciências dedica o número deste informativo.

Data: 25 de abril de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #3

ANO 01 – NÚMERO 03 – MARÇO DE 2021 (CLIQUE AQUI)

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

Em função da crise sanitária que o Brasil atravessa vítima da Covid-19, de situações de negacionismo científico, violações de direitos humanos e descumprimento de artigos da Constituição, a Academia Pernambucana de Ciência (APC) em parceria com a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Pernambuco (SBPC-PE), cumprindo seus papeis em defesa da educação, ciência e tecnologia, bem como da saúde da população, iniciam o número 03 deste Informativo com matérias referentes a estes assuntos, pois certamente, são os mais importantes do Brasil no momento atual. Os Reitores das universidades federais (UFPE, UFRPE e UPE) e do IFPE com sedes no Recife, mas com campi no interior, posicionam-se como as instituições que eles representam, estão se portando durante a pandemia e fazem de certa forma balanços da atuação das IFES no combate à Covid-19. A APC tem acompanhado de perto todo o desenrolar dos acontecimentos e tem atuado no que tem sido possível com as expertises de seus Acadêmic@s que atuam em sua grandes maioria nas Universidades e Institutos de Pesquisa de Pernambuco no combate à pandemia e preservação dos direitos garantidos constitucionalmente a todos.

Data: 29 de março de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #2

ANO 01 – NÚMERO 02 – FEVEREIRO DE 2021

(CLIQUE AQUI HTML)

(CLIQUE AQUI PDF)

 

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

A Academia Pernambucana de Ciências perdeu recentemente, dois de seus influentes
acadêmicos, os memoráveis Ivon Palmeira Fittipaldi e Beda Barkokébas Junior, professores/pesquisadores/administradores que tiveram imensas contribuições para o desenvolvimento pernambucano na formação de recursos humanos na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco. Foram perdas irreparáveis para o Estado, pois além de formadores de profissionais ao nível superior, também assumiram importantes cargos em suas instituições, no Estado e no País. Em um momento no qual o Brasil atravessa um de seus piores momentos da sua história desde o seu descobrimento, com a ameaça constante da pandemia da Covid-19, que por sinal ceifou a brilhante carreira do Prof. Ivon Fittipaldi, o inesquecível Fitti entre seus amigos, a APC no seu papel de prestar serviços à sociedade, apela para que os dirigentes do País reconheçam que a crise é terrível e sem precedentes, mas que tem solução com o apoio da educação, ciência e tecnologia. O negacionismo científico se traduz como um dos maiores malefícios do mundo atual, pois desconsiderar as recomendações científicas é ir de encontro aos princípios que conduzem a um desenvolvimento justo e sustentável.

Data: 22 de fevereiro de 2021.
Informe APC/SBPC-PE #1

ANO 01 – NÚMERO 01 – JANEIRO DE 2021

(CLIQUE AQUI HTML)

(CLIQUE AQUI PDF)

 

Este número é dedicado em memória das vítimas da Covid-19

José Antônio Aleixo da Silva (Editor)

Professor Titular da DCFL/UFRPE

Presidente da APC – Conselheiro da SBPC

EDITORIAL

A Academia Pernambucana de Ciências (APC) e a Secretaria Regional da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-PE) resolveram dar continuidade ao
Jornal Eletrônico Notícias da SBPC-PE que se encontrava com sua publicação suspensa
desde o início de 2020. Pretendemos com esta parceria continuar divulgando notícias
relacionadas a Educação, Ciência e Tecnologia em nosso Estado e no País com uma
publicação mensal deste jornal eletrônico intitulado “Informes da APC-SBPC/PE”.
Daremos prioridade a matérias escritas por Acadêmic@s da APC e sócios da SBPC/PE,
sendo que preferencialmente serão matérias não publicadas em outros veículos de
comunicação. Entretanto, nada impede que sejam publicadas matérias consideradas
importantes nos temas considerados que tenham sido encaminhadas por pessoas ligadas
as três áreas, mesmo que não faça parte oficial da APC ou da SBPC/PE. Nossa
esperança é que com a consolidação do Informes da APC-SBPC/PE possamos no futuro
próximo torna o jornal eletrônico em um jornal ou revista científica.

Data: 25 de janeiro de 2021.