O Conselho Estadual de Educação é uma instância consultiva, normativa e deliberativa que congrega instituições da sociedade civil e da sociedade política em defesa da educação.
“Sem dúvida, o Conselho desempenha importante papel, ao ser responsável pela regulamentação, fiscalização e proposição de políticas voltadas à melhoria da educação. A sua existência é uma forma de assegurar a participação da comunidade na definição, aperfeiçoamento, avaliação e fiscalização das políticas educativas. Para mim, o exercício da sua vice presidência se constitui em grande desafio, pois são muitos os problemas a enfrentar para a melhoria da educação em Pernambuco. Mas estou muito otimista com a nova missão,” disse a nova vice-presidente do CEE.
Janete Maria Lins de Azevedo ocupa a cadeira 36 da Academia Pernambucana de Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Sociologia da Educação atuando, através de estudos, pesquisas, ensino e extensão, principalmente, nos seguintes temas: educação municipal, educação básica, descentralização de políticas de educação, gestão da educação e da escola, poder local e democratização dos processos educativos.
Quem também prestigiou o eventou foi o acadêmico e reitor da UFPE, Alfredo Gomes.