Acadêmica Salete Cavalcanti recebe o título de Pesquisadora Emérita do CNPq

Professora Titular da UFPE, socióloga, antropóloga e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, uma das mais brilhantes cientistas sociais do país, recebe o título de pesquisadora emérita do CNPq. O prêmio é concedido, desde 2005, para pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, radicados no Brasil há pelo menos 10 anos, que prestaram relevantes contribuições para o país.

O título é um reconhecimento, junto à comunidade científica, pelo conjunto de sua obra e legado. Ao longo da carreira, a Professora Salete Cavalcanti manteve diálogos com pesquisadores de universidades de diferentes continentes e foi nos anos 90 uma das precursoras do debate sobre globalização, agricultura e meio ambiente no Brasil. Seus estudos versam sobre atores e dinâmica das relações entre produtores, trabalhadores, consumidores e distribuidores nas cadeias globais de alimentos. Sua produção acadêmica é um reflexo de um consistente trabalho de pesquisa e das parcerias em diferentes lugares e instituições, essencial à compreensão do papel do Estado para a produção e o desenvolvimento agrícola.

A entrega do prêmio ocorrerá, às 18 horas, do dia 08 de maio, no Auditório da Escola Naval, no Rio de Janeiro e contará com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos e do Presidente do CNPq, Ricardo Galvão. Na cerimônia também acontecerá a solenidade de apresentação dos novos Membros Titulares e Correspondentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

“O meu sentimento é de agradecimento às várias pessoas e instituições com as quais realizamos um projeto coletivo acadêmico de contribuição à ciência, produção de conhecimentos, em resposta às necessidades das populações, melhoria das condições de vida e do bem viver, em todas as suas dimensões. O prêmio é de todos nós! Agradeço à APC, nossa Academia Pernambucana de Ciências, por garantir um espaço importante de debate científico e democrático para o fortalecimento das Ciências no estado de Pernambuco”, disse a Professora Salete Cavalcanti.