- Academia Pernambucana de Ciências
- Acadêmicos
- 21-2-Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque
Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque
Áreas: Sociologia
Link Recomendado: Currículo Lattes
Mestrado em Sociologia – Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1979); Doutorado de Terceiro Ciclo (Doctorat de Troisième Cycle) em Sociologia – Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1979-1981); Doutorado Novo Regime (Nouveau Régime (1988-1991); Pós-doutorado na Universidade de Paris-Nanterre (2001); Professor Titular de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2007; Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE desde 1992; Professor Visitante da Universidade Federal do Ceará (UFC) (2017-2018), Bolsista de Produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Integrou entre 2017 e 2020 o Comitê de Assessoramento da área de Ciências Sociais-Sociologia do CNPq; Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) (2011-2013); Vice-Presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS) (2009-2012); Co-fundador do NUCEM (Núcleo de Cidadania e Processos de Mudança (UFPE); Membro da Academia Pernambucana de Ciência (APC); Membro do comitê científico do Laboratório Social da Sintese Eventos fundado e dirigido por Camilo Flamarion; Membro do Comitê Cientifico do Ateliê de Humanidades fundado e dirigido por André Magnelli; Membro dos conselhos editoriais de revistas cientificas: Revue du MAUSS (França); Revista Estudos de Sociologia (Pernambuco); Revista Sociologias (Rio Grande do Sul); Política Sociedade: Revista de Sociologia Política (Santa Catarina); Intersecções: Revista de Estudos Interdisciplinares (Rio de Janeiro); co-fundador e co-editor da REALIS (Revista de Estudos Anti-Utilitaristas e Pós-Coloniais) (Brasil); Articulista do Jornal O Povo, do Ceará, desde 2017; Tem produção acadêmica na área de Sociologia, particularmente nas áreas de Teoria Sociológica e Estudos Pós-Coloniais, Estudos sobre a Dádiva; Sociologia da Saúde e Sociologia do Poder.
Patrono
Pe.Paulo Gaspar de Menezes
Sua formação “básica” se deu no período de 1940 a 1955, ao realizar, no Recife, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, os cursos de Humanidades, Letras Clássicas, Bacharelado e Licenciatura em Filosofia e Teologia. Em 1959, obteve o título de doutor em Filosofia, no Recife, e na década de 1960, o Diplome de L’Institute d’Etudes Politiques, em Paris.
No âmbito de suas publicações, destacam-se artigos em revistas nacionais e estrangeiras sobre um dos temas de sua especialidade, Política e Filosofia, publicados na França, em Portugal, no Chile e no Brasil. Ocupou vários cargos acadêmicos, entre os quais: Diretor do curso de Mestrado no ILADES, Chile e Diretor do Centro de Pesquisas João XXIII (IBRADES), Rio de Janeiro. Na Unicap: Diretor da Biblioteca, Chefe do Departamento de Sociologia, Decano do CTCH, Pró-Reitor de Pesquisa, Presidente da Comissão Editorial e Coordenador do Núcleo de Estudos para a América Latina (NEAL). Estudioso de Santo Agostinho tinha muito interesse pelo diálogo ecumênico.
Motivado pela leitura da obra de Levi Strauss, conviveu com os índios do Norte do Brasil. Dedicou-se à filosofia hegeliana, sendo seu tradutor em importantes obras para a língua portuguesa. O reconhecimento desta sua importante contribuição o fez receber o título de Presidente de Honra da Sociedade Hegel do Brasil.