- Academia Pernambucana de Ciências
- Acadêmicos
- 25-2-Jones Oliveira de Albuquerque
Jones Oliveira de Albuquerque
Área: Epidemiologia Geométrica e Computacional
Link recomendado: página na Wikipédia
FORMAÇÃO
Nasceu no bairro de Casa Amarela, Recife, Pernambuco, em 1970. Formou-se Técnico em Telecomunicações pela antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco – ETFPE, hoje IFPE, em 1989 e foi funcionário da PHILIPS/Sul América Teleinformática S/A por 2 anos. Titulou-se Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1994 mas transitou durante toda a graduação pela Matemática e pela Física sendo orientado por professores como Israel Vainsencher na Matemática, José Roberto Rios Leite na Física, Silvio Romero de Lemos Meira, Frederico Ferreira Campos, filho e Claudionor Coelho Júnior na Computação. Fez mestrado em Computação na UFPE e Doutorado, também em Computação, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002). Foi “Visiting Staff – Research Scientist” na “BarcelonaTech – Universitat Politècnica de Catalunya – UPC”, Barcelona – Espanha (2011-2012) em colaboraçao com os Físicos Daniel Lopez-Codina e Clara Prats. E também na “Life and Medical School of University College of London – UCL” (2017-2018) onde frequentou o “Alan Turing Institute” e o “Francis Crick Institute” com as credenciais da UCL em Medicina Molecular em colaboração com os Professores Jim Owen, David Abraham e José Luiz de Lima Filho no Laboratório de Imunopatologia Keizo-Asami – LIKA, hoje Instituto Keizo Asami – iLIKA na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Desde dezembro de 2022 está novamente “Visiting Staff – Research Scientist” no Departamento de Física do “BarcelonaTech – Universitat Politècnica de Catalunya – UPC”, Barcelona – Espanha (2022-2024).
ATUAÇÃO e CONTRIBUIÇÕES
Seus trabalhos concentram-se na definição, formalização, modelagem e aplicações de uma nova forma de observar fenômenos epidemiológicos, de maneira hiperspectral: Epidemiologia Geométrica e Computacional. Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras – DCC-UFLA (1997-2002) e Professor do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco – DEINFO-UFRPE (desde 2003) e pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo-Asami – LIKA-UFPE, hoje Instituto Keizo Asami – iLIKA, (desde 2016). Foi Diretor de Pesquisa da Mobile S/A (2002-2003). Fundou duas empresas, Epitrack S/A (vendida) e HealthDrones LTDA que ajudam Ministério da Saúde do Brasil, UNICEF, CDC, FIFA, Comitê Olímpico Internacional a combaterem epidemias no mundo desde 2013 até os dias atuais. Ajudou a desenhar e constituir três Institutos de Ciência e Tecnologia até então: (1) Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software – INCT-INES (2008), do qual continua no comitê coordenador; (2) Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação – ISI-TICs (2014), sob a direção de Sérgio Soares, do qual foi cientista-chefe (2012-2016), e (3) Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco – IRRD-UFRPE (2018), do qual é atualmente vice-coordenador e coordena a resposta em emergência do IRRD à Pandemia COVID-19 [https://www.irrd.org/covid-19], onde juntamente com Fernando Nóbrega, Físico matemático, ex-prof do Departamento de Matemática da UFPE, e seus estudantes desenvolveram e implantaram um indicador geométrico computacional, automático e diário de risco pandêmico.
Tem experiência em Respostas a Emergência em Eventos Extremos, Engenharia de Software e Modelagem aplicada à Saúde, especificamente em Epidemiologia Computacional e Modelagem Matemático-Computacional. Publicou algumas dezenas de artigos científicos em periódicos internacionais e possui diversos Prêmios, nacionais e internacionais, de mérito Científico, Tecnológico e Desportivo como triatleta não profissional.