Cadeira 35 (Efetivo) - Membro da APC desde 2011

Raul Manhaes de Castro

Áreas: Medicina

Link recomendado:  Página no Research Gate

Possuo graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em NUTRIÇÃO pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (1990) e doutorado – Université Pierre et Marie Curie (1995). Sou professor emérito e professor titular aposentado da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, trabalho voluntariamente na Unidade de Estudos em Nutrição e Plasticidade Fenotípica (UENPF) da UFPE. Fui recentemente (2019) homenageado pela Camara de Vereadores do Recife.

No presente momento, nossas atividades de pesquisa estão interligadas em nível de pós-graduação, nas áreas de Nutrição, Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento, Atividade Física e Fisioterapia. Contudo, podemos afirmar que a ênfase de nossos estudos é em Nutrição e Plasticidade Fenotípica (Programação), envolvendo as Neurociências e o Desenvolvimento Fisiológico. Temos ido proferir palestras nos últimos anos em universidades francesas e mexicanas sobre aspectos científicos e sociais da Nutrição. São frequentemente encontrados em nossos trabalhos temas relacionados a: Desnutrição, Plasticidade Fenotípica, Crescimento e Desenvolvimento, Obesidade, Mastigação, Dietas Hiperlipídica, Músculo, Triptófano, Serotonina, Paralisia Cerebral. Pertenço à Academia Pernambucana de Ciências. Fomos Coordenador do Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFPE em dois períodos, incentivamos a atividade de pesquisa, a produção intelectual e a internacionalização dos corpos discente e docente. No primeiro período de nosso mandato, elevamos o programa de nível 4 para 5 da CAPES (ainda na grande área da medicina 2). No segundo período, elevamos o programa para nível 6 da CAPES (já na área da Nutrição). Na busca da excelência da Área de Nutrição no país, coordenamos o II Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Nutrição, evento que congregou todos os programas da área no país, realizado em 2007, em Recife. Na CAPES, fomos consultor para a área de Nutrição na equipe formada pelo Prof. Dr. Egberto Gaspar de Moura (primeiro coordenador pró-tempore da área). Participamos, dentre outros, de comitês da fundação de apoio a pesquisa em Pernambuco, a FACEPE. Participamos do corpo editorial da Revista de Nutrição da PUCAMP. Participamos de vários projetos de pesquisa financiados. Coordenamos PROCAD entre a UFPE, UERJ e UFBA, entre UFPE e UFPB. Coordenamos e participamos de vários projetos de intercâmbio nacional e internacional. Enquanto orientador principal, concluímos dezenas de orientações de pós-graduação nos últimos dez anos (mestrado e doutorado). Os programas de pós-graduação em que estou inserido têm doutorado, há mais de 10 anos. Temos orientado alunos de pós-doutoramento e recebido professores visitantes estrangeiros, bolsistas, sob nossa responsabilidade. Publicamos, na área da Nutrição Experimental e Plasticidade Fenotípica, nos últimos 10 anos, com nossa equipe de pesquisa, mais de 50 trabalhos científicos com impacto, indexados no Medline. Foram publicados também capítulos de livros. Temos, com nossa equipe, também outros artigos publicados e indexados em outras bases. Estamos assim em atividade de orientação em pós-graduação da área da Alimentação e Nutrição e atuamos em outras pós-graduações. Temos participação em projetos, dentre outros, de pesquisa com financiamento de agências de fomento. Tive a honra de orientar vários professores e coordenadores de pós-graduação que atuam ou atuaram na área da Nutrição. Divulgo o INSTAGRAM #maniadehistory.

Patrono

Josue Apolonio de Castro

Nasceu no dia 5 de setembro de 1908, no Recife. Além da fome, também estudou diversas questões de interesse global, como o meio ambiente, o subdesenvolvimento e a paz. Iniciou seus estudos em medicina na Bahia, concluindo o curso em 1929, no Rio de Janeiro, na Faculdade Nacional da Universidade do Brasil. Ainda em 1929, esteve no México, viajando depois para os Estados Unidos, onde estagiou na Universidade de Columbia e no Medical Center de Nova York.

Em 1932, escreveu Condições de vida das classes operárias do Recife, pesquisa pioneira que estabeleceu, pela primeira vez, as relações entre a produtividade do trabalhador e sua alimentação. Nesse ano, iniciou a carreira de docente se tornando professor livre-docente, lecionando Fisiologia e posteriormente Geografia Humana, na Faculdade de Medicina do Recife. Em 1933, foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Recife (FAFIRE), onde ensinou Geografia Humana.

Em 1935, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a ensinar Antropologia. Foi convidado oficial de vários países: Itália em 1939, para realizar um ciclo de conferências sobre “Os Problemas de Aclimatação Humana nos Trópicos”; Argentina (l942); Estados Unidos (l943); República Dominicana (l945); México (l945); e França (l947). Após o ano de 1940, passou a participar de todos os projetos governamentais relacionados à alimentação. Implantou os primeiros restaurantes populares, e dirigiu pesquisas do Instituto de Tecnologia Alimentar. Escreveu, em 1946, o livro Geografia da Fome, afirmando que a fome não era um problema natural, isto é, não dependia nem era resultado dos fatos da natureza, ao contrário, era fruto de ações dos homens.

Durante o Golpe Militar de 1964, então Deputado Federal, foi considerado subversivo pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Sua luta contra a fome e a necessidade da reforma agrária eram temas inconvenientes para os conservadores que promoveram o Golpe, o que culminou com sua cassação, exilando-se na França. Passou, então, a lecionar na Sorbonne e, ainda inconformado com o exílio, falece, em Paris, em 24 de setembro de 1973. Entre os cargos que ocupou, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação (1942-1944), Delegado do Brasil na Conferência de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, convocada pela FAO (Food and Agriculture Organization) (1947), foi Presidente do Conselho da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) (1952-1956), Presidente da Associação Mundial de Luta Contra a Fome (ASCOFAM), Presidente eleito do Comitê Governamental da Campanha de Luta Contra a Fome da ONU (1960), Embaixador do Brasil na ONU, em Genebra (1962-1964), Fundador e Presidente do Centro Internacional para o Desenvolvimento (CID) em Paris (1965-1973). Entre os prêmios e títulos que recebeu, estão o Prêmio Pandiá Calógeras (1937), o Prêmio José Veríssimo da Academia Brasileira de Letras (1946), o Prêmio Roosevelt da Academia de Ciências Políticas dos EUA (1952), a Grande Medalha da Cidade de Paris (1953), o Prêmio Internacional da Paz (1954) (conferido pelo Conselho Nacional da Paz), Grã-Cruz do Mérito Médico no Brasil e Oficial da Legião de Honra na França (1955).

Além disso recebeu o título de Professor Honoris Causa da Universidade de Santo Domingo, na República Dominicana, em 1945 e da Universidade de San Marcos, no Peru em 1950. Inconformado com o exílio, faleceu, em Paris, em 24 de setembro de 1973.