Cadeira 53 (Efetivo) - Membro da APC desde 2018

Arnaldo de França Caldas Júnior

Áreas: Filosofia e Parapsicologia

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (1986), Especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais pelo Conselho Federal de Odontologia, Especialização em Antropologia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Ortopedia Funcional dos Maxilares, Mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade de Pernambuco (1994) e Doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade de Pernambuco (1996).

Realizou Pós-Doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública na Universidade de Londres (1999-2000). Professor Associado III e Livre-Docente da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi coordenador Adjunto do Comitê de Avaliação da área da Odontologia da CAPES no triênio 2011-2013 e membro da Câmara de Saúde da FACEPE (2013-2016). Tem experiência na área de gestão de Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu e na área da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia dos agravos à saúde, epidemiologia clínica e saúde bucal.

É Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPE, do Mestrado Profissional em Gestão e Economia da Saúde do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE e do Mestrado de Perícias Forenses da UPE. Atualmente é Assessor Técnico da Diretoria Científica da FACEPE e Presidente do NDE da FOP-UPE.

Patrono

Arnaldo de França Caldas

Graduado em Odontologia pela Faculdade de Medicina, Odontologia e Farmácia da Universidade do Recife, em 1950 (UFPE). Sócio Benfeitor do Hospital Magitot. Sócio efetivo da Sociedade dos Cirurgiões-Dentistas de Pernambuco. Cirurgião-Dentista do Serviço Social contra o Mucambo. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo facial. Especialista em Radiologia Odontológica. Especialista em Endodontia. Especialista em Periodontia. Nomeado em abril de 1951 como Professor Assistente da Disciplina de Patologia e Terapêutica Aplicadas da Universidade do Recife (UFPE).

Concurso para Livre-Docente da Disciplina de Clínica Odontológica da Universidade do Recife em agosto de 1955, defendendo a tese “Emprego do Timol em Clínica Endodôntica”. Concurso para Livre-Docente da Disciplina de Patologia e Terapêutica Aplicadas da Universidade do Recife em agosto de 1958, defendendo a tese “Parodontopatias e Alterações Pulpares – suas influências na cárie dentária”. Nomeado Professor Assistente da Disciplina de Patologia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco em 1958 (UPE).

Doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade do Recife em 1957. Professor Catedrático da Disciplina de Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade do Recife. Professor Catedrático da Disciplina de Cirurgia da Faculdade de Odontologia de Pernambuco. Professor Honoris Causa da Faculdade de Odontologia de Maceió (UFAL). Durante seus 25 anos de magistério superior, publicou artigos e ministrou mais de 140 conferências, demonstrações clínicas e cursos em diversos eventos científicos e em Universidades Brasileiras.