Cadeira 57 (Efetivo) - Membro da APC desde 2018

Francisco Cribari Neto

Áreas: Estatística e Econometria

Link recomendado:  Currículo Lattes
Possui doutorado em Economia (Econometria) pela University of Illinois (1994). É professor titular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Econometria e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: bootstrap, correções de Bartlett, correções de viés, expansões de Edgeworth, modelos de regressão heteroscedásticos, modelos de regressão beta. 
 
Presidiu a Sociedade Brasileira de Econometria (SBE), foi em duas ocasiões membro do Comitê Assessor de Matemática e Estatística do CNPq e é atualmente membro do mesmo comitê (2020-2023), foi membro do Comitê Assessor de Matemática da CAPES e integrou o Conselho Superior da FACEPE. Foi membro do grupo QUALIS/CAPES da área de Matemática e Estatística/Probabilidade (por seis anos). É membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2020-2022). Foi presidente da comissão da área de Matemática e Probabilidade/Estatística do Prêmio CAPES de Teses, edição 2016, foi membro da comissão do Francisco Aranda Ordaz Award (edição 2019) e é membro da comissão do The International Prize in Statistics, que é concedido a cada dois anos pelas cinco principais sociedades científicas internacionais da área. Foi orientador de uma dissertação de mestrado premiada nacionalmente (primeiro lugar, Prêmio da Associação Brasileira de Estatística) e de uma tese de doutorado premiada internacionalmente (primeiro lugar, Prêmio Aranda-Ordaz). 
 
Foi o pesquisador homenageado da XV Escola de Modelos de Regressão (2017) e presidiu a Comissão Científica do SINAPE 2018. É editor associado das revistas Brazilian Journal of Probability and Statistics, Anais da Academia Brasileira de Ciências e Chilean Journal of Statistics. É um dos editores da série de livros ABE SpringerBriefs in Statistics da editora Springer. Foi incluído, em artigo publicado na revista PLOS Biology em 2020, na lista dos 2% pesquisadores de Estatística mais influentes do mundo. Índice h = 21, número de citações > 3100 (em março de 2021).

Patrono

Joaquim Cardozo

O engenheiro civil Joaquim Cardoso nasceu em 1897 no Recife. Braço direito de Oscar Niemeyer, ele foi responsável pelos cálculos e projeções de boa parte dos conjuntos arquitetônicos de Brasília: Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Palácio do Itamaraty, Supremo Tribunal Federal, Catedral de Brasília, Ministério do Exército, Tribunal de Contas da União, Cine Brasília, Igreja Nossa Senhora de Fátima e o Museu de Brasília. Fundador da Escola de Belas-Artes do Recife.

Cardozo renovou a concepção estrutural do concreto armado e os métodos de cálculo. Em Recife, executou os projetos estruturais de edifícios como o Bandepe e Bancipe; de vários prédios residenciais da orla de Boa Viagem como Miguelangelo, Portinari e Valásques. Também projetou o Pavilhão Luís Nunes, atual sede do IAB, Escola Alberto Torres e Caixa d’Água de Olinda. Há obras projetadas por ele que se espalham nas várias partes do Brasil. No Rio de Janeiro, o monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial e o Maracanãzinho.

Em São Paulo, a fábrica de biscoitos Duchen, que obteve o prêmio da Bienal de São Paulo, a Chácara Flora do Instituto dos Bancários, o Laboratório de Motores, as Oficinas e o túnel aerodinâmico do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. O POETA – Além de sua imensa contribuição para a Engenharia, Cardozo se eternizou como poeta, dramaturgo, contista, desenhista e editor de revistas especializadas em arte e arquitetura. Como poeta, teve suas primeiras poesias datadas de 1924. Conviveu com poetas pernambucanos, como Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto.

Foi levado pela arteriosclerose em 4 de novembro de 1978. Mas deixou um grande legado, em obras, livros e poesias, a exemplo do poema “Espumas do Mar”, cujo fragmento segue abaixo:

“(…) Teu rosto esqueci
Teus olhos? Não sei…
Da face marcada
O espelho quebrei
De muito sonhar;
Nos laços retidos
Das águas profundas
Tesouros perdidos
Quem há de encontrar?
Espumas do mar”.