Cadeira 64 (Efetivo) - Membro da APC desde 2019

Leonor Costa Maia

Área: Biologia

Link recomendado:  Currículo Lattes

Pernambucana de Recife, onde nasceu em 31 de março de 1951; fez os cursos primário e secundário no Colégio Nossa Senhora do Carmo, e concluiu, em 1972, o Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE. A primeira experiência profissional foi como professora de Ciências, no Instituto Capibaribe. Depois ingressou na FAFIRE como Auxiliar de Laboratório e a seguir como professora, ministrando entre outras a disciplina Micologia.

Estagiou nos Departamentos de Micologia e de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde realizou os cursos de Especialização em Micologia (1973) e em Biosistemática Vegetal (1975), respectivamente. Em 1977 ingressou como Auxiliar de Ensino no Departamento de Micologia da UFPE, onde atualmente é Professora Titular. Obteve em 1980 o grau de Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo orientada pelo Dr. José Luiz Bezerra (1980), com apoio de mais dois ilustres professores: Dra. Ma. Auxiliadora Cavalcanti e Dr. Dárdano de Andrade Lima. Foi bolsista da International Foundation for Science (1985) quando iniciava os estudos com fungos micorrízicos em solos de Pernambuco. Aceita para o Doutorado no Department of Plant Pathology da Universidade da Florida (UF), concluiu o curso em 1991, sob orientação do Dr. Norman Schenck e depois do Dr. James Kimbrough, e recebeu, em razão da tese (Ultrastractural studies of arbuscular mycorrhizal fungi), o IFAS Award of Excellence for Graduate Research – PhD, UF.

Ao regressar do Doutorado, deu continuidade aos estudos com fungos micorrízicos, que iniciara como uma das pioneiras no tema, no Nordeste, criando o Laboratório de Micorrizas do Departamento de Micologia. Contribuiu para a formação de vários micologistas, alguns dos quais hoje dirigem núcleos de pesquisa em outras Universidades da região. Além dos estudos com fungos micorrízicos em taxonomia, ecologia e aplicação na agricultura, desenvolve atividades ligadas a coleções científicas. Desde 1992 é curadora do Herbário URM e, a partir de 1998, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, que congrega mais de 150 herbários do país e do estrangeiro. Coordenou/coordena projetos de pesquisa que resultaram na publicação de mais de 200 artigos científicos, cerca de 40 capítulos de livros, além da organização de quatro livros. Coordenou, junto com o colega Aníbal de Carvalho Júnior, o grupo de micologistas do país responsável pela elaboração do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil.

Como formadora de recursos humanos, orientou mais de 80 alunos de graduação, 44 mestres, 43 doutores e supervisionou cerca de 15 pós-doutores. Foi orientadora do trabalho de 11 alunos premiados em eventos científicos. Ministra disciplinas na Graduação em Ciências Biológicas e é Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia de Fungos e em Ciências Biológicas. Na UFPE, entre as funções administrativas, foi: Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Vice-Coordenadora e Coordenadora do PPG-Biologia de Fungos e Vice-Diretora do Centro de Ciências Biológicas. Integrou o Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica, a Câmara de Assessores da Pró-Reitoria de Extensão, as Câmeras de Pesquisa e Pós-Graduação, o Conselho de Curadores e o Conselho Universitário. Atuou/atua como consultora ad hoc da International Foundation for Science e de várias Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Sociedades Científicas e órgãos de fomento, e como revisora e membro do corpo editorial de periódicos científicos. Participou de diversos eventos científicos nacionais e internacionais, como palestrante ou organizadora e presidiu, em 2007, o V Congresso Nacional de Micologia.

É membro da Sociedade Botânica do Brasil, onde foi Presidente do Conselho Superior e depois Presidente da Sociedade; membro da Sociedade de Micologia do Brasil, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da International Mycological Society e da International Mycorrhiza Society. Foi homenageada na criação do epíteto específico de nomes (Codinaea leomaiae, Rhizoglomus maiae, Tapellaria leonorae) de novos fungos descritos.

Patronesse

Sueli Lins Galdino

Nasceu em João Pessoa, Paraíba, em 1954. Fez o Curso Colegial no Liceu Paraibano e em 1977 concluiu, na Universidade Federal da Paraíba, o curso de graduação em Ciências Farmacêuticas. Em 1980, obteve o título de Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco e nesse mesmo ano ingressou como docente do atual Departamento de Antibióticos da UFPE.

Em 1984 concluiu o Doutorado em Ciências Farmacêuticas, obtendo o título pela Université Joseph-Fourier de Grenoble I, na França. Em 1990-1992, realizou o Pós-Doutorado na mesma Universidade. Também esteve por períodos menores, como convidada, em outras instituições francesas. Participou da Comissão Executiva da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, e atuou como tesoureira da Associação.

Participou do Comitê Assessor do CNPq na área de Farmácia, na CAPES foi Coordenadora Adjunta na mesma área; na FACEPE, entre outras atuações, foi membro do Conselho Superior; também foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Atuou como assessora, parecerista, ou membro de banca de seleção em diversas instituições como Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina, Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco, entre outros. Participou de inúmeros eventos científicos, nacionais e internacionais, como organizadora ou palestrante.

A sua trajetória na UFPE, onde em 2010 passou a Professora Titular,  foi marcada pela atuação em pesquisa, ensino, extensão e gestão. Ocupou a Chefia do Departamento de Antibióticos e foi Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia de Produtos Bioativos,  de Ciências Biológicas e de Inovação Terapêutica. Destacou-se como professora, ministrando diversas disciplinas e também na formação de recursos humanos, orientando alunos de iniciação científica, e formando mais de 40 mestres e doutores. Atuou nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Biotecnologia de Produtos Bioativos, Ciências Biológicas e Inovação Terapêutica, todos na UFPE, e no PPG Farmacologia e Química de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, na UFPB.

Coordenou diversos projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, nos últimos anos se destacando como membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica e líder do Grupo Integrado de Estudos e Pesquisas em Economia da Saúde. Publicou mais de 80 artigos científicos em períodos nacionais e estrangeiros, contribuindo na pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos, o que levou inclusive ao registro de várias patentes. Foi uma das principais idealizadoras do projeto que originou o Núcleo de Pesquisas em Inovação Terapêutica, pólo de formação, atuação, informação e decisão em novas tecnologias em Saúde.

O seu trabalho era voltado principalmente ao estudo de fármacos para controle de doenças negligenciadas, como Esquistossomose e Doença de Chagas e doenças prevalentes, como Diabetes e Câncer, e ultimamente visava também doenças neurodegenerativas e autoimunes. Faleceu em Recife, em 2012, aos 58 anos.