Cadeira 83 (Efetivo) - Membro da APC desde 2023

Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos

Áreas: Odontologia

Link Recomendado: Currículo Lattes

Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos. Cirurgião, Professor e Pesquisador, Recife, PE, Brasil. Graduado em Odontologia. Especialista em: Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial (CTBMF), Harmonização Orofacial (HOF) e Administração de Serviços de Saúde. Mestre e Doutor em Odontologia, Área: CTBMF. Livre Docente na área de CTBMF (UPE). Atividade Profissional: Professor Associado de CTBMF da Universidade de Pernambuco; Cirurgião BucoMaxiloFacial do Hospital da Restauração Paulo Guerra SES-PE; Coordenador da Residência em CTBMF do Hospital da Restauração/Universidade de Pernambuco e Coordenador do Doutorado e Mestrado na área de CTBMF da Universidade de Pernambuco. Coordenador do Projeto de Extensão da UPE – “Cirurgia BucoMaxilofacial: À especialidade ao alcance da população”; Editor científico da Revista de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial da Universidade de Pernambuco. Cargos de gestão: Ex-Diretor eleito da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco (2 mandatos); Ex-Coordenador Geral de Pós-graduação da Universidade de Pernambuco; Ex-Chefe do Departamento de Medicina Oral eleito (2 mandatos); Outras atividades: Ex-Membro do conselho de avaliação da CAPES/MEC – área odontologia; Ex-Membro do Conselho na área da Saúde da FACEPE; Ex-Diretor científico do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial; Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial; Coordenador de vários projetos de pesquisa da Universidade de Pernambuco financiados por diferentes agências de Fomento (FINEP; CNPq; FACEPE); Autoria e co-autoria de mais de 200 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais; Diversas palestras sobre Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial no Brasil e outros países; Mais de 100 orientações a nível de Pós-doutorado, Doutorado, Mestrado e Monografias de Residência em CTBMF e graduação em Odontologia; Mais de trinta mil atendimentos realizados a população de Pernambuco pelo SUS. Membro bolsista Produtividade do CNPq – 1D; Presidente da Câmara Técnica de CTBMF do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco e Presidente eleito do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial (gestão 2025-2026). Tem experiência na área de Odontologia, nas especialidades Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial e Harmonização Orofacial com ênfase em: Cirurgia da ATM, Cirurgia Ortognática, Cirurgia bucal e implantes dentários, Traumatologia buco-maxilo-facial, Cirurgia dos tumores da face e boca e biomateriais, e Harmonização Orofacial.

Patrono

Manfredo Perdigão do Carmo

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1951) e doutorado em Matemática pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1963). Foi Professor Visitante na Universidade Federal do Ceará, na Universidade de Brasília e na Universidade da Califórnia, Berkeley.

É atualmente Pesquisador Emérito do IMPA. Sua área de atuação é a Geometria Diferencial onde formou 27 pesquisadores, alguns dos quais são líderes nesta área. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS. Escreveu um livro de Geometria Diferencial publicado em inglês, adotado em várias universidades no exterior, e traduzido para o alemão, o chinês e o russo.(texto informado pelo autor no Lattes-CNPq).

Alagoano (1928-2018), Manfredo Perdigão do Carmo foi Professor Assistente da UFPE (1955-1965), tendo ensinado Cálculo Diferencial e Integral na Escola de Engenharia a alunos (1964) que foram fortemente estimulados por ele e anos depois se engajaram no projeto da implantação do grupo de pesquisa no atual Departamento de Física da UFPE.

Em 1965 foi Professor da Universidade de Brasília e a partir de 1966 radicou-se no Instituto de Matemática Pura e Aplicada-IMPA. Publicou 72 artigos científicos, 21 livros, incluindo organização de edições, 10 capítulos de livros, e orientou 16 mestres e 27 doutores.  Entre suas obras de forte impacto na comunidade internacional destacamos: S. S. Chern, M. P. do Carmo and S. Kobayashi, Minimal Submanifolds of A Sphere With Second Fundamental Form of Constant Length. Functional Analysis and Related Fields: Springer Verlag, 1970; M. P. Do Carmo, Geometry And Topology. Springer-Verlag, 1977.

O Professor do Carmo foi agraciado com títulos e homenagens: American Mathematical Society (Inaugural Class of Fellows, 2013); Dr. Honoris Causa pelas Universidades: Murcia, Espanha, 2012, Federal do Amazonas, 2012 e Federal de Alagoas, 1991; Pesquisador Emérito-IMPA, 2003; Comenda Graciliano Ramos, 2000; Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, MCT,1995; Premio de Matemática da Third World Academy of Sciences, 1992; Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, CNPq, 1984;

Conferencista Convidado ao Congresso Internacional de Matemáticos, 1978, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências-ABC, 1971; Guggenheim Fellowships (1965 e 1968).