apc-celebra-os-90-anos-de-valter-da-rosa-borges

Academia Pernambucana de Ciências celebra os 90 anos de seu fundador, Valter da Rosa Borges

O livre-pensador, parapsicólogo, filósofo, poeta, escritor e conferencista Valter da Rosa Borges nasceu no bairro histórico de São José, no Recife, em 15 de março de 1934. Realizou palestras sob os mais diversos temas, em instituições científicas, culturais e universitárias.

É membro da União Brasileira de Escritores, seção de Pernambuco, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, da Parapsychological Association e da Associación Iberoamericana de Parapsicologia.

Em 1968 criou, dirigiu e apresentou, na TV Universitária Canal 11, da Universidade Federal de Pernambuco, o programa O Grande Júri, o primeiro programa cultural e científico do Brasil que teve a duração de 14 anos, terminando em 1982.
Fundou, em 1973, o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, uma das mais anti-gas instituições de Parapsicologia no Brasil.

Em 1978, fundou a Academia Pernambucana de Ciências, da qual foi Presidente em quatro mandatos. Nesse ano, recebeu o título de Melhor Produtor de Televisão de Pernambuco, relativo ao ano de 1977, conferido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Pernambuco.

Em 17 de outubro de 2018, por ocasião da solenidade de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal e dos novos acadêmicos da APC, realizada no auditório do Espaço Ciência, recebeu o título de Presidente de Honra da Instituição que fundou em 1978.

Por seu grande e inestimável legado, a Academia Pernambucana de Ciência festeja os 90 anos de seu fundador, Valter da Rosa Borges.