conferencia-internacional-une-brasil-e-china-capa

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL UNE BRASIL E CHINA PARA PROMOVER O INTERCÂMBIO DE PESQUISA ENTRE OS DOIS PAÍSES

Especialistas em óptica e fotônica de 12 países e regiões do mundo participaram de uma conferência global entre Brasil e China. O evento intitulado “Light na América do Sul” (Conferência LISA 2025) foi aberta nesta segunda, 13, no Rio de Janeiro.

O evento foi coorganizado pelo Instituto de Óptica, Mecânica Fina e Física de Changchun (CIOPM), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e patrocinada conjuntamente pela Academia Brasileira de Ciências, pela Academia Chinesa de Ciências e pela Aliança de Organizações Científicas Internacionais (ANSO).

conferencia-internacional-une-brasil-e-china-1

Durante os cinco dias da conferência, os participantes realizarão intercâmbios acadêmicos aprofundados e discutirão maneiras de promover a aplicação da inovação científica e tecnológica.

Além da sessão plenária, a conferência também inclui sessões especiais sobre “Inteligência Artificial e Fotônica”, “Biofotônica”, “Materiais Ópticos”, “Ciência e Tecnologia Quântica”, “Conversas a Portas Fechadas sobre Cooperação China-Brasil” e “Apresentações de Pôsteres”.

Anderson Gomes, presidente da conferência e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Pernambucana de Ciências acredita que esta conferência representa uma oportunidade única de intercâmbio para a ciência brasileira.

“Observamos que países em desenvolvimento como o Brasil publicam pouquíssimos artigos acadêmicos, e o intercâmbio acadêmico com outros países é ainda mais limitado. A realização da conferência no Brasil é um estímulo para a comunidade científica brasileira e permitirá que mais estudantes brasileiros realizem pesquisas no futuro”, afirmou.

conferencia-internacional-une-brasil-e-china-2

A cerimônia de abertura da conferência também incluiu a inauguração do “Escritório da Light na América do Sul”. Anderson Gomes foi nomeado diretor do escritório, que é o 27º estabelecido pela Light em todo o mundo.

Desde 2011, a série realizou mais de 30 conferências internacionais na China, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Cingapura, Itália e Brasil, entre outros países, atraindo mais de 10 mil participantes.