Galeria da APC (1979)
- Academia Pernambucana de Ciências
- Galeria APC (1979)
Fotos da APC em 1979
Para informações sobre a Fundação e os primeiros anos da Academia Pernambucana de Ciências Clique Aqui
Programa "O Grande Júri" (1968-1982)
A TV Universitária Canal 11, da Universidade Federal de Pernambuco, foi a primeira televisão educativa do Brasil, e O Grande Júri, o primeiro programa cultural brasileiro, que realizou debates multidisciplinares sobre ciência, filosofia, religião, literatura, artes, política e assuntos gerais.
O Grande Júri estreou na sexta-feira de 20 de setembro de 1968, ainda na fase experimental da TV-U (cuja inauguração oficial aconteceu no dia 22 de novembro deste ano) e encerrou a sua trajetória no sábado de 27 de fevereiro de 1982.
Graças ao prestígio de “O Grande Júri”, iniciei, em 5 de junho, uma série de programas científicos na TV Universitária Canal 11, intitulado “TV-U Ciência”, sob a responsabilidade da APC, com a minha supervisão (Prof. Valter da Rosa Borges) e coordenação de Atílio Dall’Olio e Roberto Mota. Embora o programa tivesse tido uma curta duração, realizou o seu objetivo, levando ao público entrevistas e debates de natureza científica.”
Extraído do livro: O GRANDE JÚRI (Uma experiência cultural e científica em TV educativa), do Prof. Valter da Rosa Borges
A Academia participando do programa “O Grande Júri”.
Legenda das fotos (em sequência):
Foto 1: Reynaldo Rosa Borges de Oliveira, Valter da Rosa Borges e Vanildo Campos Bezerra.
Fotos 2, 3 e 4: Geraldo Mariz, Roberto Motta, Atílio Dall’Olio, Valter da Rosa Borges, Nicolino Limonji e Ivo Cyro Caruso.
Fotos 7, 8, 9 e 10: Entrevistando no programa “O Grande Júri” o acadêmico J. Vasconcelos Sobrinho
Fotos 11 e 12: Auditório do programa “O Grande Júri”
Galeria de Fotos do Programa "O Grande Júri" em 1979
Posse dos Novos Acadêmicos (14.08.1979)
O quadro de sócios da Academia começava a crescer. No dia 14 de agosto, no auditório da TV Universitária Canal 11, ocorreu a posse dos acadêmicos Geraldo Marques Fernandes, Nédio Cavalcanti de Lima, Geraldo Machado Fonseca Lima, Alcides Nóbrega Sial, Lamartine de Holanda Júnior, Aroldo Alves de Melo e Renan Monteiro Soares. José Lourenço de Lima, em nome da Academia, fez a saudação aos novos acadêmicos. Presentes à mesa dos trabalhos, o Secretário de Educação Joel de Holanda, representando o Governo do Estado, o cônsul do Japão, Kikuo Wada, o Presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Nicolino Limongi e o representante do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Jamesson Ferreira Lima.
Em nome dos empossados, falou Nédio Cavalcanti de Lima.