Gengiva saudável, não sangra!

No dia 12 de maio é celebrado o Dia Mundial da Saúde da Gengiva. A data é um alerta! Gengiva saudável é determinante para a saúde bucal. A gengiva serve de barreira protetora contra bactérias e infecções, ajuda a fixar os dentes, protege as raízes e contribui para a estética e o sorriso. Preservar a saúde da gengiva é essencial para prevenir enfermidades periodontais que podem levar a perda dos dentes.

Pesquisas apontam que mais de 50 doenças estão associadas a uma má condição da gengiva como peneumonia, diabetes, doenças cardíacas, infecções respiratórias e até demência. Segundo os especialistas, no estágio inicial do problema, as gengivas ficam inchadas, vermelhas e chegam a sangrar. Caso não seja tratado, pode evoluir para uma periodontite, a forma mais grave da doença que provoca regressão óssea e por consequência, a perda de dentes. Com o avanço da enfermidade, as bactérias podem passar pela gengiva e chegar até a corrente sanguínea, onde acabam se espalhando para diversos órgãos do corpo.

“Gengiva saudável não sangra. Se a gengiva está sangrando, algo está errado. Manter a saúde integral é cuidar da saúde da boca e principalmente manter a gengiva saudável”, esclarece a Professora de Odontologia da UFPE e membro da Academia Pernambucana de Ciências, Renata Cimões.