CONHECENDO A ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIAS

advanced divider

José Antônio Aleixo da Silva (APC, cadeira #14) 

A Academia Pernambucana de Ciências (APC) foi fundada no dia 07 de janeiro de 1978, pelo Acadêmico e Presidente de Honra Valter da Rosa Borges, que na época era apresentador do programa “O grande júri”, na TV Universitária da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo principal do programa era congregar permanentemente personalidades de destaque nas diversas áreas de educação, ciência e tecnologia do estado de Pernambuco. Devido a sucesso e grande audiência, surgiu a ideia de se fundar uma entidade científica que congregasse toda a comunidade acadêmica, científica e tecnológica de Pernambuco. Assim, foi criada a Academia Pernambucana de Ciências.

Em sua fundação a APC foi constituída por 34 Acadêmicos, citando-se entre eles: Valter da Rosa Borges (Presidente), Berguedot Elliot (Vice-presidente), Nelson Chaves, Aluízio Bezerra Coutinho, João Vasconcelos Sobrinho, Luiz Pinto Ferreira, Osvaldo Gonçalves Lima entre outros.

No Artigo 1 do seu Estatuto, a APC é definida como:

A Academia Pernambucana de Ciências (doravante denominada de APC) é uma sociedade civil, laica, sem fins lucrativos, nem político-partidários de natureza técnica, científica e educacional, com sede localizada na Universidade de Pernambuco, que tem por finalidade promover o desenvolvimento de todos os setores do conhecimento humano, visando também a prestação de serviços à sociedade, seja por seus próprios recursos, seja em colaborações ou financiamentos de entidades públicas, privadas e de pessoas físicas ou jurídicas”.

Durante praticamente 40 anos, a APC foi brilhantemente comandada por dois Presidentes, Valter da Rosa Borges e Waldecy Fernandes Pinto (falecido em 2020) que ocupam as cadeiras 01 e 02 da APC que são as únicas fixas, isto é, não serão ocupadas por novos Acadêmicos, pois eles são Presidentes de Honra da APC.

A atual Diretoria tomou posse no dia 17 de outubro de 2018, no auditório de Espaço Ciência, durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência. Também ocorreram posses de novos Acadêmicos.

A atual Diretoria está composta pelos seguintes Acadêmicos:

Presidente: José Antônio Aleixo da Silva (Departamento de Ciência Florestal-UFRPE)

1o Vice-presidente: Alex Sandro Gomes (Centro de Informática-UFPE)

2o Vice-presidente: André Freire Furtado (Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães-UFPE)

Secretária Geral: Leda Narcisa Regis (Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães-UFPE)

1o Secretário: Anísio Brasileiro Dourado (Departamento de Eng. Civil -UFPE)

2o Secretário: Moises Wolfenson (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP)

Tesoureiro: José Thadeu Pinheiro (Departamento de Odontologia – UFRPE)

Durantes esses 43 anos passados, a APC tem realizado mensalmente reuniões culturais/científicas com seus Acadêmicos, mas que são abertas ao público em geral. Vários outros eventos (seminários, palestras, homenagens, encontros, etc) foram realizados ao longo dos anos, sendo que o último realizado foi o I Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia – Conhecendo Pernambuco, que ocorreu nos dias 31de novembro e 01 de dezembro de 2019, no Auditório do Instituto Aggeu Magalhães, contanto com palestras do Estado e de outras unidades da Federação.

 

    Posse de novos Acadêmicos Efetivos durante a realização do I Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia – Conhecendo Pernambuco

Em seu Estatuto e Regimento recém aprovado, a APC é composta por um número fixo de 100 Acadêmicos, sendo que para fazer parte da APC o candidato deve ser indicado por um Acadêmico da APC e submetido ao julgamento de um Conselho Científico composto por sete membros representantes das Universidades Públicas de Pernambuco, no caso, dois da UFPE, dois da UFRPE, dois da UPE e um da UNICAP. Candidatos não são avaliados por membros do Comitê Científico da mesma instituição a que o candidato pertence. Cada candidato é pontuado nos seguintes itens: formação acadêmica, produção científica, formação de recursos humanos (mestres e doutores), experiência administrativa, coordenação de projetos científicos e de extensão, prêmios e honrarias recebidas, atuação profissional e outros (patentes, artigos em jornais, consultorias, etc). Os candidatos aprovados para as vagas disponíveis só têm seus nomes divulgados após o julgamento pelo Conselho Científico, sendo os não classificados não têm seus nomes divulgados.

A APC além dos Acadêmicos Efetivos, também possui as categorias de Acadêmicos Eméritos, destinada para aqueles que já participaram da APC como Acadêmicos Efetivos por mais de 15 anos, ou tenham mais de 80 anos, Acadêmicos Beneméritos e Acadêmicos Honorários para pessoas que possuam destaque Nacional ou Internacional. Os agraciados nesta categoria podem ser naturais de outros Estados, mas que residam em Pernambuco ou pernambucanos residentes em outros Estados ou Países.

A APC atualmente é composta por 99 Acadêmicos Efetivos, sendo 70 homens e 29 mulheres. Vale salientar que quando a atual Diretoria assumiu a APC em 2018, apenas cinco mulheres eram Acadêmicas, o que corresponde a um aumento de 480%.

A distribuição dos Acadêmicos Efetivos nas áreas de formação é a seguinte: Agronomia, Arquitetura, Biologia, Biomedicina, Botânica, Ciências Políticas, Direito, Economia, Educação, Educação Física, Engenharias (várias áreas), Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina (várias áreas), Nutrição, Odontologia, Química, Veterinária e Zootecnia.

A classificação por nível de formação acadêmica corresponde a 57 Acadêmicos com Pós-doutorado, 36 com Doutorado, quatro com Mestrado e dois Especialistas.

A distribuição em função das instituições em que os Acadêmicos atuam é a seguinte: autônomo (01), Companhia Hidroelétrica do São Francisco CHESF (01), Instituto Aggeu Magalhães-FIOCRUZ (07), Fundação Joaquin Nabuco (FUNDAL) (02), Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA-UFPE) (03), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (56), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (15), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) (03), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) (01), Universidade de Pernambuco (UPE) (09), UPE/Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU) (01).

Durante o ano de 2020, foram realizados os seguintes Webnários e palestras:

Webnários com participação de vários cientistas brasileiros:

A ciência no enfrentamento da Covid-19”

Impactos da Covid-19 na educação pernambucana”

Acessibilidade às redes digitais em Pernambuco”

Universidades públicas de Pernambuco. Enfrentando a pandemia”

Ética, pesquisa científica e pandemia”

Brasil: desafios contemporâneos e legados de Celso Furtado”

Sérgio Rezende: 80 anos em defesa da educação, ciência, tecnologia e do Brasil”

IRRD-PE: um marco no monitoramento de desastres e pandemias”

Perto do coração selvagem: 100 anos de Clarice Lispector”

Palestras:

Peter Brian Medawar, um Prêmio Nobel brasileiro?”. Ildeu de Castro Moreira – Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC

Influência da mudança climática na floresta Amazônica”. Niro Higuchi – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Da Neurociência à Epidemiologia: como a pandemia mudou minha vida científica”

Miguel Nicolelis – Professo da Duke University – USA

Produtos naturais de nossa rica biodiversidade, uma questão de soberania nacional”. Vanderlan da Silva Bolzani – Presidente da Academia de Ciências de São Paulo

70 anos do Instituto Aggeu Magalhães”. Sinval Brandão – Diretor do IAM

FIOCRUZ 120 anos: patrimônio da sociedade Brasileira”. Nísia Trindade – Presidente da FIOCRUZ

Este ano a APC continuará com sua programação de webnários e palestras e eleição da nova Diretoria. Na posse da nova Diretoria programada para outubro, será realizado o II Encontro Pernambucano de Educação, Ciência e Tecnologia com posse solene dos novos Acadêmicos. Caso seja permitido encontros presenciais, o evento ocorrerá no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco.