NOTA DE IMENSO PESAR: IVON PALMEIRA FITTIPALDI (1943-2020)

advanced divider

 Professores do Departamento de Física da UFPE, publicado na Sociedade Brasileira de Física em 31.12.2020


É com grande consternação e enorme tristeza que comunicamos que neste dia nosso colega e grande amigo, Ivon Palmeira Fittipaldi, perdeu a luta para a Covid-19, esta terrível doença. Perdemos um grande idealista, grande professor, e batalhador incansável em defesa da educação, da ciência e dos bons valores.

                                                                                             

Fittipaldi, ou Fitti como nós o chamamos, era um dos cinco estudantes da Escola de Engenharia do Recife que em 1967 procurou Sérgio Mascarenhas num hotel do Recife, onde se realizava uma reunião do Conselho Deliberativo do CNPq, para pedir apoio para a instalação de um grupo de pesquisa em Física no Recife.

Graduou-se em Engenharia Elétrica pela UFPE em 1968 e, ao retornar da USP em 1971, com o diploma de Mestre foi contratado pela UFPE, como previsto no convênio celebrado entre a UFPE e o CNPq. Foi um dos fundadores do Departamento de Física em 1971. Fez sua tese de doutorado em Física Teórica (Magnetismo) na UFPE, que defendeu na USP, onde obteve o título de Doutor em 1974. Fez Pós-Doutorado na Temple University (1974) e Oxford University (1975), e foi Professor Visitante em Nagoya University (1982), no Laboratório de Física dos Sólidos de Orsay (1985), no Instituto de Física da Academia de Ciências da Polônia (1988), e Fulbright Fellow na Boston University (1987-1988). Foi bolsista de Produtividade do CNPq, Nível I, continuadamente por 25 anos, tendo orientado inúmeras teses e dissertações.

Fittipaldi teve um papel muito importante na implantação do Departamento de Física da UFPE, contribuindo no ensino, na pesquisa e na gestão, sempre com muita criatividade, otimismo e entusiasmo contagiante. Na UFPE foi Chefe do Departamento de Física (1980-82), Coordenador da Pós-Graduação em Física (1991-92), Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (1993-97) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1983-87). Também foi Diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE (1997-99) e Implantador e Coordenador-Geral da Representação Regional do Ministério da Ciência e Tecnologia no Nordeste (ReNE/MCTI).

A partida de Fittipaldi é realmente um acontecimento muito triste neste ano sombrio. Pernambuco e o Brasil perdem um profissional competente, muito ativo, otimista, proativo e sempre disposto a investir sua energia em atividades que contribuem para o desenvolvimento da Educação e da Ciência, além de fazer o que podia para ser um elo de ligação da comunidade universitária com a sociedade. Foi dele a ideia e a iniciativa de criar uma Homenagem aos Notáveis Cientistas Pernambucanos, na qual a cada ano são escolhidos cientistas falecidos das quatro grandes áreas do conhecimento, para receber homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco e passar a integrar a galeria dos imortais.

Para 2021, nossa proposta é que o homenageado em Ciência Exatas seja nosso inesquecível amigo Ivon Palmeira Fittipaldi.

Recife, 29 de dezembro de 2020

Professores do Departamento de Física da UFPE