Na próxima quinta-feira, com início às 19h, a Academia Pernambucana de Ciências estará realizando sua reunião ordinária do mês de abril, e fará a abertura com a palestra intitulada:
“VACINAÇÃO PARA A COVID-19. AS PATENTES SÃO UMA BARREIRA?”
Esta palestra será aberta ao público pelo YouTube que poderá ser acessado no endereço:
https://www.youtube.com/channel/UCkZHRYQ0IxeALvxxoLh2iXQ
A live contará com as presenças dos seguintes palestrantes:
CARLA VASCONCELOS CARVALHO |
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisas na modalidade doutorado sanduíche na Université libre de Bruxelles (Bélgica), bolsista da CAPES em Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Mestre e bacharel em Direito pela UFMG, com ênfase nos estudos em Direito Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria geral do direito privado, direitos da personalidade, direito médico e da saúde, bioética e direitos intelectuais. Professora adjunta da Faculdade de Direito da UFMG. Membro titular do Comitê de Ética na Pesquisa da UFMG. Membro do Departamento Científico de Bioética da Sociedade Mineira de Pediatria. Membro da Association Henri Capitant des Amis de la Culture Juridique Française e do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil. Advogada.
PEDRO VILLARDI MIRANDA |
Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), Mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), programa interinstitucional composto por UERJ, UFRJ, UFF e ENSP (2014). Doutor em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2018). Atualmente é Coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual. Pesquisa temas como Saúde Global, Medicamentos essenciais e produção local de medicamentos. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Global, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, medicamentos, acesso, patentes farmacêuticas e saúde pública
FÁTIMA MILITÃO DE ALBUQUERQUE |
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1975). Cursou o Internato na Radcliffe Infermary e no Northampton General Hospital, hospitais vinculados à Universidade de Oxford (1975), na Inglaterra. Mestre em Medicina Tropical na UFPE (1988) e o Doutora na Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, Rio de Janeiro (1995). Pesquisadora Titular do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ. É pesquisadora do CNPq, e integra a rede do Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS). Em 2012, realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Epidemiologia e Saúde Populacional da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), na Inglaterra com bolsa do CNPq. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do CPqAM/FIOCRUZ-PE. Fez parte da Coordenação do Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose (2014/2016), Consórcio ENSP/CPqAM/FIOCRUZ. Faz parte do MERG, grupo de pesquisa interinstitucional criado em função da epidemia de microcefalia, epidemia de Zika e doenças correlatas. É membro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas (RENEZIKA) do Departamento de Ciência e Tecnologia – DECIT Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação, DECIT/SCTIE, do Ministério da Saúde do Brasil e membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC).