UPE INTEGRA REDE COLABORATIVA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS E TVS EDUCATIVAS, CULTURAIS E UNIVERSITÁRIAS NORDESTINAS

advanced divider

Portal da Universidade de Pernambuco – UPE

O pró-reitor de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade de Pernambuco (UPE), Luiz Alberto Rodrigues, participa às 10h deste sábado (22) do evento online de lançamento do programa Univerciência, uma parceria entre as universidades e televisões públicas do Nordeste.

Produzido de forma colaborativa entre instituições de ensino superior públicas da região e TVs educativas, culturais e universitárias, o Univerciência terá o seu primeiro programa exibido às 14h30 deste sábado (22) pela TVE Bahia.

O canal UPE nas Redes vai disponibilizar o conteúdo de forma simultânea no YouTube. Pela TVE, o programa será retransmitido em horários alternativos às segundas-feiras (às 20h) e quartas-feiras (às 7h30).

O primeiro episódio do Univerciência vai mostrar iniciativas de enfrentamento da Covid-19, realizadas por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e da Universidade Federal do Ceará.

O Portal Geocovid Brasil, desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), traz as últimas informações sobre o surto da Covid-19 e combina recursos de geotecnologias com inteligência artificial para monitorar e prever a evolução da pandemia em território brasileiro.

A iniciativa em rede reúne instituições de ensino públicas (UEFS, UFBA, UESC, UNEB e IFBA), além de startups como a Geodatin e Solved e apoio da Rede MapBiomas. O projeto envolve uma equipe multidisciplinar formada por cientistas de dados, geocientistas, pesquisadores em epidemiologia e saúde pública, físicos, engenheiros de computação, além de programadores e analistas.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido pode contribuir na produção de um medicamento de combate à Covid-19. A pesquisa descreve a ação de uma nova molécula, potencialmente capaz de combater o coronavírus. Trata-se de um peptídeo, criado em laboratório a partir de proteínas extraídas de plantas.

Ainda na UFC, os pesquisadores estão desenvolvendo uma espécie de capacete para auxiliar no tratamento de pacientes acometidos com o coronavírus. O equipamento de respiração assistida, não invasivo, é mais seguro para profissionais da saúde e pacientes, e surge como uma inovação no tratamento de pacientes com crises respiratórias agudas causadas pela Covid-19. O capacete pode ser usado tanto no ambiente de enfermaria, quanto na UTI, com a vantagem de que não é necessário usar um ventilador ou respirador mecânico.