Seis membros da Academia Pernambucana de Ciências estão entre os cientistas mais influentes do mundo segundo classificação da Elsevier, em colaboração com a Universidade de Stanford (EUA). São eles Oscar L. Malta (Física e Astronomia), Ulysses Paulino de Albuquerque (Biologia), Sérgio M. Rezende (Física e Astronomia) e Gauss M. Cordeiro (Matemática e Estatística), professores da UFPE. Conta na lista também o acadêmico Clístenes Nascimento (Ciências Agrárias) da UFRPE.
Além disso, o nome do acadêmico Francisco Cribari Neto (Matemática e Estatística) consta na lista pelo impacto expressivo de suas pesquisas em um único ano recente.
A 7ª edição do “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, publicada com base nos dados da Scopus até 1º de agosto de 2024, considera o impacto das citações ao longo de 2023 e apresenta uma seleção rigorosa baseada no “c-score” (com e sem autocitações) ou na classificação dentro do percentil de 2% em cada subcampo.
A análise inclui os cem mil cientistas mais citados em 22 campos científicos e 174 subcampos, destacando-se aqueles com maior relevância tanto em suas carreiras como em um único ano recente. O levantamento oferece métricas detalhadas sobre as citações recebidas, incluindo o histórico de autocitações e a proporção de artigos citados, utilizando dados da plataforma Scopus, um dos maiores repositórios de citações científicas revisadas por pares.
Com informações da UFPE, UFRPE e Elsevier (Clique Aqui)