membros-da-apc-estao-entre-os-cientistas-mais-influentes-do-mundo

MEMBROS DA APC ESTÃO ENTRE OS CIENTISTAS MAIS INFLUENTES DO MUNDO

Seis membros da Academia Pernambucana de Ciências estão entre os cientistas mais influentes do mundo segundo classificação da Elsevier, em colaboração com a Universidade de Stanford (EUA). São eles Oscar L. Malta (Física e Astronomia), Ulysses Paulino de Albuquerque (Biologia), Sérgio M. Rezende (Física e Astronomia) e Gauss M. Cordeiro (Matemática e Estatística), professores da UFPE. Conta na lista também o acadêmico Clístenes Nascimento (Ciências Agrárias) da UFRPE.

Além disso, o nome do acadêmico Francisco Cribari Neto (Matemática e Estatística) consta na lista pelo impacto expressivo de suas pesquisas em um único ano recente.

A 7ª edição do “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, publicada com base nos dados da Scopus até 1º de agosto de 2024, considera o impacto das citações ao longo de 2023 e apresenta uma seleção rigorosa baseada no “c-score” (com e sem autocitações) ou na classificação dentro do percentil de 2% em cada subcampo.

A análise inclui os cem mil cientistas mais citados em 22 campos científicos e 174 subcampos, destacando-se aqueles com maior relevância tanto em suas carreiras como em um único ano recente. O levantamento oferece métricas detalhadas sobre as citações recebidas, incluindo o histórico de autocitações e a proporção de artigos citados, utilizando dados da plataforma Scopus, um dos maiores repositórios de citações científicas revisadas por pares.

Com informações da UFPE, UFRPE e Elsevier (Clique Aqui)