Nota solidariedade à população do RS

NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Academia Pernambucana de Ciências manifesta sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul, face à tragédia causada pelas fortes chuvas e inundações que atingem o estado desde a terça-feira, 30 de abril.

No momento que esta nota é escrita, mais de 82 mil pessoas estão desabrigadas, mais de 70 pessoas ainda estão desaparecidas e 55 mortos já foram contabilizados.

Enquanto cientistas, é importante ressaltar que eventos extremos relacionados às mudanças climáticas têm sido previstos pela ciência, e é por demais importante que os gestores priorizem medidas que visem reduzir o impacto destes eventos extremos, que têm provocado recorrentemente tragédias como essa em diversas partes do mundo.

Emprestamos toda nossa solidariedade às famílias que perderam entes queridos, bem como às famílias cujos parentes ainda estão desaparecidos. Aos milhares de desabrigadas, juntamo-nos aos que estão colaborando das mais diversas formas para mitigar o sofrimento deste momento. Aos que estão apoiando de forma mais direta, incluindo bombeiros, policiais, militares e voluntários, nosso reconhecimento e agradecimento.

Reforçamos a importância da sociedade pernambucana em continuar demonstrando sua solidariedade das mais diversas formas.

Recife, 5 de maio de 2024.

A Diretoria
Academia Pernambucana de Ciências