Posse Novos Acadêmicos e Outorga à Geólogos

Posse Novos Acadêmicos e Outorga aos Geólogos Pioneiros do Norte e Nordeste (15.12.2011)

“Realizada no auditório Antonio Botelho da FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco, em sessão solene para dar posse aos doze novos Acadêmicos e as outorgas aos Geólogos Pioneiros do Norte e Nordeste nas comemorações do Jubileu de Ouro.

NOVOS ACADÊMICOS:

Antônio Jorge de Siqueira – FILOSOFO
Carlos de Araújo Calado – REITOR DA UPE
Edmilson Santos de Lima – GEÓLOGO
Gauss M. Cordeiro – ENGENHEIRO CIVIL
José Orlando Vieira Filho – ENGENHEIRO CIVIL
José Vargas de Oliveira – AGRONOMO
Luiz Bezerra Júnior – MÉDICO
Luiz Arraes de Alencar – MÉDICO
Margareth Mascarenhas Alheiro – GEÓLOFA
Pe: Pedro Rubens Oliveira – REITOR DA UNICAP
Raul Manhãs de Castro – MÉDICO
Waldir Duarte Costa – GEOLOGO

O juramento foi comandado pelo Magnífico Reitor da UPE Prof. CARLOS FERNANDO CALADO, sendo acompanhado pelos demais Acadêmicos. Falou em nome dos Novos Acadêmicos o Magnífico Reitor da UNICAP Prof. Pe. PEDRO RUBENS FERREIRA DE OLIVEIRA.
Os Novos Acadêmicos foram saudados em nome da Academia pelo Magnífico Reitor da UFRPE e Acadêmico Prof. VALMAR CORREIA ANDRADE.

OUTORGA AOS GEÓLOGOS PIONEIROS DO NORTE E NORDESTE COMO RECONHECIMENTO DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIAS

O Curso de Geologia da UFPE – juntamente com os de Porto Alegre/RS, São Paulo/SP e Ouro Preto/MG – foi um dos primeiros criados no Brasil em 1956, no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek. A APC – Academia Pernambucana de Ciências e a Associação dos Geólogos de Pernambuco – AGP apoiaram as comemorações do “Jubileu de Ouro dos Geólogos pioneiros do Norte Nordeste”, turma de 1961, cabendo à APC homenageá-los, em sessão solene, com a outorga “MENTE ET MALLEO” como reconhecimento e contribuição ao desenvolvimento da ciência, cultura e tecnologia e, também, pela coragem e combatividade que marcaram de forma indelével neste meio século os posicionamentos políticos, não só como da época de estudantes de Geologia de PE, como de toda a categoria ao longo desse tempo.”

– Extraído do Boletim Informativo Impresso de Março/2012.

Galeria de Fotos