Seminário: Geração e uso de Energia Limpa

Seminário Nordeste do Brasil - Geração e uso de Energia Limpa (12.12.2006)

“Um dos fatores mais importantes da vida nacional tem sido à busca de uma economia mais saudável através da incorporação do conceito de sustentabilidade ao processo de crescimento do Produto Interno Bruto – PIB ampliando-se, dessa forma, o conceito para desenvolvimento sustentável. Não tem sido fácil não só no Brasil, mas até mesmo em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América, a adoção eficaz do conceito de desenvolvimento sustentável. No Brasil e mais especificamente no Nordeste essa preocupação vem se ampliando de forma lenta e gradual. O Nordeste, por exemplo, é uma região com múltiplas formas de geração de energia limpa desde a hidroelétrica que representa a maior parte da matriz energética regional sem falar nas possibilidades de uso do gás, da energia eólica (notadamente no Ceará) e da energia solar essa ultima na Paraíba. O Biodiesel seria uma outra fonte de energia limpa promissora no Nordeste.

A Academia Pernambucana de Ciências – APC, instituição de natureza cientifica e que congrega a comunidade cientifica pernambucana dentro do seu escopo anual de trabalho realizou no dia 12 de dezembro de 2006 0 seminário intitulado NORDESTE DO BRASIL: GERAÇÃO E USO DE ENERGIA LIMPA com o objetivo de discutir, analisar e propor ações e interesse regional que visem a produção e uso de energia não poluente. Para garantir êxito ao evento a APC convidou os maiores especialistas da Região e do País nesse importante tema.

Os resultados específicos foram atingidos, como se esperava, tendo em vista a qualidade do conteúdo das palestras, aliadas às experiências e vivencia dos palestrantes no que concerne ao tema do evento, demonstrado pelas informações trazidas pelos mesmos. Assim as discussões e os debates ocorreram com uma efetiva participação do plenário, constituídos na sua maioria pelos Acadêmicos Membros titulares da APC, personalidades com larga experiência nos temas abordados. Participaram do Evento 85 (oitenta e cinco) pessoas selecionadas no âmbito Cultural, Cientifico e Tecnológico de Pernambuco, do Nordeste e de outras regiões do Brasil.”

– Extraído do livro “Academia Pernambucana de Ciências: 16 Anos de História (1998-2014)”, de Waldecy Fernandes Pinto.

Galeria de Fotos