Silke Weber recebe o Prêmio Nísia Floresta – Mulher Educadora

A Acadêmica Silke Weber é uma das agraciadas com o Prêmio “Nísia Floresta – Mulher Educadora 2024”. A homenagem é concedida pelo Grupo Mulheres do Brasil a mulheres que contribuíram com a Educação em Pernambuco.
Silke Weber graduou-se em pedagogia na Faculdade de Filosofia de Recife, nos anos 60. Em Paris, cursou a especialização em planejamento da educação no Instituto Internacional de Pesquisa e Formação em Educação e Desenvolvimento (IRFED). A Professora Silke Weber tem Mestrado em psicossociologia e Doutorado em Sociologia na Universidade René Descartes, em Paris. Também desenvolveu estudos pós-doutorais nas universidades de Bremen, na Alemanha, de Paris e de Londres.

Sua passagem como Secretária de Educação no segundo e terceiro governos de Miguel Arraes, mereceu do próprio Arraes a declaração de que “Silke é a linha mestra de meu governo!”.
De origem alemã, Silke Weber nasceu em Aracaju (SE), em 1938. No mesmo ano, mudou-se com sua família para Recife, onde se estabeleceu por toda a vida. Ela foi professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por 35 anos, atuando no Departamento de Psicologia, no qual se aposentou em 2003. Recebeu o título de professora emérita da UFPE em 2007.

A trajetória de Silke Weber é marcada por lutas pela democratização da educação e da sociedade. A Academia Pernambucana de Ciências celebra a acadêmica e sua inestimável contribuição para a educação e desenvolvimento do nosso Estado.

A Professora Silke Weber comenta o prêmio: