- Academia Pernambucana de Ciências
- Academicas
- ACADÊMICA TERESA LUDERMIR ESTÁ ENTRE OS CIENTISTAS MAIS NOTÁVEIS DO PAÍS
A Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Teresa Ludermir, membro titular da Academia Pernambucana de Ciências, é uma das mais notáveis cientistas do país. A escolha feita pelo jornal “Estadão” aponta as personalidades que desenvolvem estudos, produtos e soluções com o uso de Inteligência Artificial e com isso impactam positivamente na sociedade.
Desde 1985, a pesquisadora trabalha na área de redes neurais artificiais, sistemas que usam algoritmos de aprendizado máquina para solucionar problemas computacionais. Atualmente, Teresa Ludermir se dedica à uma abordagem chamada aprendizado de máquina automatizado, que envolve o desenvolvimento de sistemas de aprendizado que são capazes de automatizar partes ou o todo do processo de modelagem do aprendizado de máquina.
O aprendizado automático de máquina simplifica o processo de desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, automatizando a seleção de algoritmos, ajustes de hiperparâmetros, otimização de arquiteturas e outras tarefas relacionadas na modelagem dos sistemas.
Um dos focos de atenção da pesquisadora é o impacto social e ambiental que a Inteligência Artificial pode ter. “A gente tem que ter a preocupação de que esses sistemas não façam mal à sociedade. A IA consome uma quantidade enorme de energia para ser treinada, por exemplo, então se você faz esse uso irresponsável da energia, vai danificar o ambiente. Mas eu não tenho a menor dúvida de que a Inteligência Artificial está e continuará trazendo inúmeros benefícios”, diz Ludermir.
Teresa Ludermir é Professora Titular de Inteligência Artificial do CIn e pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cientista é membro da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe: Comentadora), membro sênior do IEEE e da INNS e membro titular da Academia Pernambucana de Ciências. Seu trabalho rendeu os prêmios do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação e das Comissões Especiais de Redes Neurais e Inteligência Artificial da SBC.