Um dos maiores nomes da entomologia (ramo da biologia que estuda os insetos) mundial, o Prof. Dr. Walter Soares Leal, da Universidade da Califórnia (Davis – EUA), proferirá palestra no próximo dia 26 de maio, no Auditório Principal do i-LITPEG, na Universidade Federal de Pernambuco.
O evento acontece em comemoração dos 130 anos da Escola de Engenharia de Pernambuco.
Desde abril do ano passado, Leal faz parte da National Academy of Sciences (NAS) dos Estados Unidos.

Membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2012, Walter Leal nasceu no Brasil, estudou no Japão e Estados Unidos, tendo ingressado no Departamento de Entomologia da Universidade da Califórnia (Davis) em 2000, onde passou a integrar também o Departamento de Biologia Celular e Molecular, em 2013.
“Walter é um entomologista reconhecido internacionalmente e um líder mundial em seu campo por sua pesquisa inovadora sobre o olfato de insetos e ecologia química”, disse Bruce Hammock, também entomologista da UC-Davis e membro da NAS.
Sobre a palestra no i-LITPEG, o Professor Sales conversou com a APC. “Vou contar uma história de um pernambucano do Poço da Panela que não pensava nem sequer em ir para uma universidade. Eu queria fazer escola técnica! Mas terminou indo para uma universidade, se formando em Engenharia Química pela UFPE, rodou o mundo, inclusive passando pelo Japão e lá conseguiu ser o primeiro estrangeiro a conseguir ser um pesquisador do Ministério da Agricultura. De lá, foi para a Universidade da Califórnia, onde hoje é Professor Titular, recebeu três prêmios: em Pesquisa, Ensino e Serviço Público. Hoje também é membro da Academia de Ciências do Brasil e dos Estados Unidos. Meu propósito nessa palestra é motivar principalmente os estudantes de graduação, pra mostrar que se pode! E também intercalar essa história com alguns fatos científicos. A apresentação será feita do posto de vista científico e da carreira de um pesquisador brasileiro que hoje se encontra nos EUA e tem suas raízes na Universidade Federal de Pernambuco.” disse o Professor Walter Soares Leal.
Fotos: NAS